Datas e valores do Bolsa Família 2020 – Indicadores do programa até agora

Já foram divulgados pelo Governo Federal o valores do Bolsa Família 2020 e calendário de saques. Quem já é participante precisará confirmar novamente os dados no site oficial sobre a renda familiar e detalhes sobre o grupo familiar. Quem quer iniciar o cadastro, por sua vez, deve acessar os site do programa se candidatar ao benefício.

Ao consultar site do Bolsa Família e aplicativo oficial os cadastrados podem consultar os valores, extrato completo de saques e demais informações pertinentes ao que precisa ser cumprido pelas famílias para continuar a receber o benefício.


Indicadores do Bolsa Família


Indicadores demonstram que o programa deu uma contribuição decisiva para a redução sem precedentes da pobreza e da desigualdade que ocorreu nos últimos anos. Historicamente, o Brasil sempre foi classificado entre os países com maior concentração de renda. Durante décadas, os 60% mais pobres da população têm recebido apenas 4% da renda nacional. Com a Bolsa Família e seus predecessores, a desigualdade de renda medida entre 1995 e 2004 caiu quase 4,6 por cento. Embora a desigualdade ainda seja muito alta, a Bolsa Família parece estar ajudando o Brasil a progredir.

O sucesso provocou adaptações em quase 20 países—incluindo Chile, México e outros países ao redor do mundo, como Indonésia, África do Sul, Turquia e Marrocos. Mais recentemente, a cidade de Nova Iorque anunciou seu programa condicional de transferência de renda" Opportunity NYC", baseado na Bolsa Família e seu equivalente Mexicano. Este é um exemplo de um país desenvolvido adotando e aprendendo com as experiências no chamado mundo em desenvolvimento.

De acordo com dados do IBGE, o desafio que o programa enfrenta agora é aumentar ainda mais o impacto, incentivando a sua integração com ações em outras áreas, como o acesso aos mercados de trabalho, geração de renda e apoio aos jovens para se formar no ensino secundário, ao mesmo tempo que fortalece a capacidade estatal e municipal nessas áreas.

Os resultados da Bolsa Família mostram que é possível lidar com a pobreza e a desigualdade de renda de forma sustentada, integrando milhões de pessoas na corrente econômica e social do país, sem desistir do desenvolvimento econômico.

Comentários